quinta-feira, 5 de julho de 2018

Em construção - Ageu

A palavra que o Senhor me deu começa baseada em Ageu.

  O livro de Ageu é um dos livros proféticos, o profeta Ageu era hebreu e considerado um dos profetas menores.
  No livro de Ageu o templo que havia sido erguido por Salomão estava destruído e o povo estava perdido na idolatria e adorando outros Deuses, por isso Deus vinha castigando o povo...

Em Ageu 2:9 diz:
A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, 
e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.

Para testificar o que vou falar agora vou ler algumas passagens...

1 Coríntios 3:16
Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

1 Coríntios 6:19
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

2 Coríntios 6:16
E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

João 14:23
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

Efésios 2:22
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

Gálatas 2:20
Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim... 

  Pronto! Agora que está testificado e confirmado na palavra de Deus, partiremos do princípio que sempre que falarmos em casa ou templo estamos falando de nós mesmo, do nosso corpo, vamos fazer um paralelo entre o templo que é tratado no livro de Ageu e nós mesmo, o nosso corpo.


Ageu 2:9

A glória desta última casa será maior do que a da primeira,
diz o Senhor dos Exércitos...

  Eu estou vivendo a glória da segunda casa, porém não chegamos a segunda casa da noite para o dia, para alcançarmos a glória da segunda casa é necessário esforço, é necessário trabalho em Ageu 1:14 diz:

Assim o Senhor encorajou o governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e todo o restante do povo, de modo que eles começaram a trabalhar no templo do Senhor dos Exércitos, o seu Deus...

"Coragem, Zorobabel", declara o Senhor. "Coragem, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque. Coragem! Ao trabalho, ó povo da terra! ", declara o Senhor. "Porque eu estou com vocês", declara o Senhor dos Exércitos.

   Para que a glória da segunda casa fosse alcançada Deus ordenou ao povo que fosse ao trabalho, e da mesma forma fazemos em nossas vidas. Quando eu dei conta de que a primeira casa, que no caso era eu, estava ruim, estava se destruindo, não ia bem, eu recorri a igreja, e após aquele primeiro culto iniciou-se os trabalhos, a partir do momento que eu recorri a igreja eu dei início a construção da segunda casa, durante as obras eu conheci Deus, senti a presença do Espírito, tomei entendimento de onde estavam os meus maiores e mais urgentes problemas, e com a ajuda de Deus e de pessoas que Deus levantou para trabalhar em mim foi feita a reforma, a transformação do que eu era. Meu caráter foi reformado, meu pensamento foi reformado e até meu temperamento precisou ser alterado para que eu pudesse viver a Glória de uma segunda casa.

Em Ageu 1:4 Deus diz

"Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída?"

  De que adianta morarmos em uma linda casa... com conforto... paredes bem pintadas... ambientes bem construídos, uma casa bem equipada, se o templo do Pai que somos nós mesmo está em ruínas. 
  A casa que mais importa é nós mesmo, a casa de Deus. Se a casa de Deus está bem a casa onde moramos passa a ser usufruída melhor independente da forma e ou da qualidade que ela tenha, pois quem possui o seu templo de Deus reformado possui Paz.
Amem!

  Mas Barba, já que você já está vivendo a glória da segunda casa, por que você ainda está aqui, culto a após culto, escala após escala, célula após célula.

  Eu ainda estou aqui, pois da mesma forma que um templo de concreto é deteriorado, envelhecido e pouco a pouco destruído com o tempo, os templos de carne que somos nós passam pelas mesmas ações do templo de concreto.

  Se eu aceito que ter construído a segunda casa é suficiente e não preciso de mais nada além disso, o tempo vai levando a presença conquistada, o tempo de qualidade que eu tenho para orar, adorar, ler vai sendo levado e a segunda casa vai, pouco a pouco, sendo destruída, sendo desmontada, de forma lenta e sutil ao ponto de nem percebemos. O caráter que havia sido reconstruído, começa a se danificar novamente, o pensamento começa pouco a pouco a se aproximar do que era antes,  até que um dia, já não se vê mais diferença entre a sua segunda casa e a sua primeira casa, a pessoa se acomodou ao ponto que a segunda casa está destruída como estava a primeira, e então já não existe a Glória de uma segunda casa, existe apenas os velhos problemas da primeira. Nesse momento a pessoa tem dois caminhos... Recomeçar uma nova reforma tendo voltado a estaca zero ou aceitar a primeira casa e viver sem Glória da segunda...

  Precisamos estar cientes que após conquistarmos a glória da segunda casa, o trabalho não termina... esse trabalho segue até o Senhor nos recolher ou até Jesus voltar, pois após eu ter conquistado a segunda casa eu preciso zelar por ela, cuidar dela... de tempos em tempos eu preciso dar uma nova pintura, ajustar as portas e janelas, trocar alguns móveis e é o que eu faço até hoje... culto após culto, escala após escala, célula após célula, leitura após leitura, louvor após louvor, e nesse ritmo além de zelar e fazer manutenção da segunda casa o Senhor consegue ir dando dimensão a ela, erguendo mais cômodos, alargando estacas, e quanto maior a sua segunda casa, maior a presença de Deus habitando em você. Nós estamos em constante construção, não podemos nos esquecer disso.

  Além disso nós somos os maiores responsáveis pelo templo que somos nós, em Ageu 1:1-4 diz:

1.    
No primeiro dia do sexto mês do segundo ano do reinado de Dario, a palavra do Senhor veio por meio do profeta Ageu ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, dizendo:
2.      "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo afirma: ‘Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor’ ".3.      Por isso, a palavra do Senhor veio novamente por meio do profeta Ageu:4.     "Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída? "

  O templo que é tratado aqui é o templo que foi construído por Salomão, o templo havia sido construído para o Senhor, porem pertencia ao povo judeu, a responsabilidade pelo templo era dos judeus. Quando Deus se deu conta da forma degradante que estava seu templo ele não foi cobrar Dario, o rei da Pérsia, ele foi cobrar Zorobabel que era o governador de Judá.

  Da mesma forma será conosco, Deus deu um templo para cada um, eu tenho um templo, você outro e ele outro templo, cada um aqui é um templo.

  Deus levanta pessoas para nos ajudar a cuidar do nosso templo, ajudar a construir, reconstruí e manter o nosso templo, porem no dia que estivermos diante de Deus fase a fase cada um será cobrado e responsabilizado pela forma que tratou e cuidou do seu templo, seu líder não será responsabilizado pelo seu templo e nem você pelo dele.

  Vamos nos responsabilizar pela cuidado e zelo que temos com a casa de Deus, nos mantendo em constante trabalho. Amem?

  Eu encerro essa palavra com um resumo de Hebreus 3:4-6

Pois toda casa é construída por alguém, mas Deus é o edificador de tudo...
...Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e essa casa somos nós...


Amem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário