quinta-feira, 5 de julho de 2018

Evangelho de Marcos - Resumo

  O livro de Marcos conta os dias de Jesus em sua vida adulta. O livro já se inicia com um personagem muito importante e  ao ver interessante que é João Batista, a voz do que clama no deserto.
  João Batista basicamente abriu mão do conforto e bem estar da cidade e vivia no deserto se alimentando de gafanhotos e meu silvestre e se abrigando em roupas feitas de pele de camelo. João Batista pregava e praticava o batismo de arrependimento e anunciava a vinda de Cristo dizendo que após ele viria alguém mais poderoso do que ele ao ponto dele não ser digno nem de lhe descalçar os pés, essa pessoa lhes batizaria com o Espirito Santo.
  Até que chaga o dia que Jesus se encontra com João Batista e João o batiza nas águas. Assim que saiu da água Jesus viu os céus se abrirem e o Espírito descendo como uma pomba sobre ele.
  Um tempo depois João Batista é preço e executado.
  Jesus segue viajando de cidade em cidade e chamando seus discípulos. Viajando de cidade em cidade com seus doze discípulos, Jesus prega, promove curas, milagres e sinais, e durante todo esse tempo Jesus vem preparando seus discípulos para o dia em que Jesus não será mas com eles e então todo o poder de Cristo Jesus passará aos discípulos para que eles da mesma forma que Jesus possam ministrar, promover curas e milagres em seu nome.
  Todo o poder e de Jesus e notoriedade que ele adquiriu na região provoca a inveja e a irá dos religiosos da época, ao ponto deles conspiram contra Jesus, desejando o matar. Os religiosos subornam um dos discipulados, para que ele entregasse quem era Jesus e dessa forma ocorreu.
  Uma noite, quando Jesus se encontrava no Getsêmani, Judas Iscariote levou os guardas dos religiosos até Jesus, e dando um beijo na fase de Jesus ele sinaliza aos guardas quem era o Mestre. Os guardas levam Jesus preso e Judas se suicida.
  Todo o tempo os religiosos influenciam o povo e conspiram para que Jesus seja morto. Jesus é condenado a cruz, crucificado e morto. Tudo conformo foi profetizado em livros e passagens do velho testamento. No momento que Jesus entrega seu Espírito o véu do templo se rasga ao meio e a terra treme, nesse momento não há mais separação entre o Santo dos Santos e os filhos de Deus, Jesus nos entrega todo acesso e intimidade, e após a terra tremer todos entendem que de fato quele homem era o filho de Deus.
  Três dias após sua crucificação Jesus ressuscita vencendo a morte e tomando posse das chaves do inferno, e aparece ao povo e a seus discípulos Jesus lhes entrega autoridade para exercer todas as maravilhas que antes eles o viram fazer e ordena que saiam pelo mundo pregando o seu evangelho.
  Após Jesus é elevado aos céus e até hoje se encontra assentado ao lado direito de Deus.

Em construção - Ageu

A palavra que o Senhor me deu começa baseada em Ageu.

  O livro de Ageu é um dos livros proféticos, o profeta Ageu era hebreu e considerado um dos profetas menores.
  No livro de Ageu o templo que havia sido erguido por Salomão estava destruído e o povo estava perdido na idolatria e adorando outros Deuses, por isso Deus vinha castigando o povo...

Em Ageu 2:9 diz:
A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, 
e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.

Para testificar o que vou falar agora vou ler algumas passagens...

1 Coríntios 3:16
Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

1 Coríntios 6:19
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

2 Coríntios 6:16
E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

João 14:23
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

Efésios 2:22
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

Gálatas 2:20
Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim... 

  Pronto! Agora que está testificado e confirmado na palavra de Deus, partiremos do princípio que sempre que falarmos em casa ou templo estamos falando de nós mesmo, do nosso corpo, vamos fazer um paralelo entre o templo que é tratado no livro de Ageu e nós mesmo, o nosso corpo.


Ageu 2:9

A glória desta última casa será maior do que a da primeira,
diz o Senhor dos Exércitos...

  Eu estou vivendo a glória da segunda casa, porém não chegamos a segunda casa da noite para o dia, para alcançarmos a glória da segunda casa é necessário esforço, é necessário trabalho em Ageu 1:14 diz:

Assim o Senhor encorajou o governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e todo o restante do povo, de modo que eles começaram a trabalhar no templo do Senhor dos Exércitos, o seu Deus...

"Coragem, Zorobabel", declara o Senhor. "Coragem, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque. Coragem! Ao trabalho, ó povo da terra! ", declara o Senhor. "Porque eu estou com vocês", declara o Senhor dos Exércitos.

   Para que a glória da segunda casa fosse alcançada Deus ordenou ao povo que fosse ao trabalho, e da mesma forma fazemos em nossas vidas. Quando eu dei conta de que a primeira casa, que no caso era eu, estava ruim, estava se destruindo, não ia bem, eu recorri a igreja, e após aquele primeiro culto iniciou-se os trabalhos, a partir do momento que eu recorri a igreja eu dei início a construção da segunda casa, durante as obras eu conheci Deus, senti a presença do Espírito, tomei entendimento de onde estavam os meus maiores e mais urgentes problemas, e com a ajuda de Deus e de pessoas que Deus levantou para trabalhar em mim foi feita a reforma, a transformação do que eu era. Meu caráter foi reformado, meu pensamento foi reformado e até meu temperamento precisou ser alterado para que eu pudesse viver a Glória de uma segunda casa.

Em Ageu 1:4 Deus diz

"Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída?"

  De que adianta morarmos em uma linda casa... com conforto... paredes bem pintadas... ambientes bem construídos, uma casa bem equipada, se o templo do Pai que somos nós mesmo está em ruínas. 
  A casa que mais importa é nós mesmo, a casa de Deus. Se a casa de Deus está bem a casa onde moramos passa a ser usufruída melhor independente da forma e ou da qualidade que ela tenha, pois quem possui o seu templo de Deus reformado possui Paz.
Amem!

  Mas Barba, já que você já está vivendo a glória da segunda casa, por que você ainda está aqui, culto a após culto, escala após escala, célula após célula.

  Eu ainda estou aqui, pois da mesma forma que um templo de concreto é deteriorado, envelhecido e pouco a pouco destruído com o tempo, os templos de carne que somos nós passam pelas mesmas ações do templo de concreto.

  Se eu aceito que ter construído a segunda casa é suficiente e não preciso de mais nada além disso, o tempo vai levando a presença conquistada, o tempo de qualidade que eu tenho para orar, adorar, ler vai sendo levado e a segunda casa vai, pouco a pouco, sendo destruída, sendo desmontada, de forma lenta e sutil ao ponto de nem percebemos. O caráter que havia sido reconstruído, começa a se danificar novamente, o pensamento começa pouco a pouco a se aproximar do que era antes,  até que um dia, já não se vê mais diferença entre a sua segunda casa e a sua primeira casa, a pessoa se acomodou ao ponto que a segunda casa está destruída como estava a primeira, e então já não existe a Glória de uma segunda casa, existe apenas os velhos problemas da primeira. Nesse momento a pessoa tem dois caminhos... Recomeçar uma nova reforma tendo voltado a estaca zero ou aceitar a primeira casa e viver sem Glória da segunda...

  Precisamos estar cientes que após conquistarmos a glória da segunda casa, o trabalho não termina... esse trabalho segue até o Senhor nos recolher ou até Jesus voltar, pois após eu ter conquistado a segunda casa eu preciso zelar por ela, cuidar dela... de tempos em tempos eu preciso dar uma nova pintura, ajustar as portas e janelas, trocar alguns móveis e é o que eu faço até hoje... culto após culto, escala após escala, célula após célula, leitura após leitura, louvor após louvor, e nesse ritmo além de zelar e fazer manutenção da segunda casa o Senhor consegue ir dando dimensão a ela, erguendo mais cômodos, alargando estacas, e quanto maior a sua segunda casa, maior a presença de Deus habitando em você. Nós estamos em constante construção, não podemos nos esquecer disso.

  Além disso nós somos os maiores responsáveis pelo templo que somos nós, em Ageu 1:1-4 diz:

1.    
No primeiro dia do sexto mês do segundo ano do reinado de Dario, a palavra do Senhor veio por meio do profeta Ageu ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, dizendo:
2.      "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo afirma: ‘Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor’ ".3.      Por isso, a palavra do Senhor veio novamente por meio do profeta Ageu:4.     "Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída? "

  O templo que é tratado aqui é o templo que foi construído por Salomão, o templo havia sido construído para o Senhor, porem pertencia ao povo judeu, a responsabilidade pelo templo era dos judeus. Quando Deus se deu conta da forma degradante que estava seu templo ele não foi cobrar Dario, o rei da Pérsia, ele foi cobrar Zorobabel que era o governador de Judá.

  Da mesma forma será conosco, Deus deu um templo para cada um, eu tenho um templo, você outro e ele outro templo, cada um aqui é um templo.

  Deus levanta pessoas para nos ajudar a cuidar do nosso templo, ajudar a construir, reconstruí e manter o nosso templo, porem no dia que estivermos diante de Deus fase a fase cada um será cobrado e responsabilizado pela forma que tratou e cuidou do seu templo, seu líder não será responsabilizado pelo seu templo e nem você pelo dele.

  Vamos nos responsabilizar pela cuidado e zelo que temos com a casa de Deus, nos mantendo em constante trabalho. Amem?

  Eu encerro essa palavra com um resumo de Hebreus 3:4-6

Pois toda casa é construída por alguém, mas Deus é o edificador de tudo...
...Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e essa casa somos nós...


Amem!

Pedra de tropeço infantil


Mateus 26
41 Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.

  Nessa passagem Jesus diz que devemos vigiar e orar para não cairmos em tentação. Além disso podemos observar que ele diz "o espírito ESTÁ pronto", quando ele diz está pronto, significa que um dia não esteve, ou seja o que vai definir nosso espírito estar pronto ou deixar de estar pronto é a nossa frequência e qualidade no orar e no vigiar. Com esforço nós aprontamos o nosso espírito e sem esforço vamos fazer ele deixar de estar pronto.

  Avançando um pouco mais, observamos que na sequência Jesus diz "mas a carne É fraca", quando ele diz que a carne é fraca, significa que não importa o que façamos a carne era, é e sempre será fraca, esse é o estado da nossa carne e isso não pode ser alterado.

  Assim sendo o caminho para agradar a Deus é deixar e manter o espírito pronto para que ele prevaleça sobre a carne, e segundo o que diz Jesus uma das armas para aprontar o espírito é vigiar e orar.

  Trazendo para dentro do contexto do ministério infantil, lendo o livro de Mateus encontrei um problema grave que podemos associar a falta de vigilância e oração.

  Em Mateus 18, capítulo 5 e 6 diz:
"Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo.
Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar."

  Uma pessoa que amarra uma pedra em seu pescoço e se joga no mar está se suicidando, logo Jesus está dizendo que entre atrapalhar a vida espiritual de uma crianças e se matar, melhor pra esse pessoa é que se matasse.

  Agora olhando para dentro da nossa igreja, quem são as pessoas que vivem maior probabilidade de fazer uma criança tropeçar?

  Somos nós, tios do ministério infantil. Notem a carga de responsabilidade que essa palavra traz sobre nós.

  Quando não vigiamos, não oramos, não lemos, não estudamos e não meditamos na palavra estamos deixando de preparar o nosso espírito. E se aproximando dessas crianças sem um espírito fortalecido e capaz de controlar a fraqueza da nossa carne aumentamos a probabilidade de nós fazermos pedra de tropeço na vida de uma dessas crianças. 

  O risco que corremos é enorme, pois Jesus disse:
  "se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria
amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar."

  Amém!

Livro de Marcos

Mc 15: 46. Então José comprou um lençol de linho, baixou o corpo da cruz, envolveu-o no lençol e o colocou num sepulcro cavado na rocha. Depois, fez rolar uma pedra sobre a entrada do sepulcro.

  Após Jesus ser crucificado, ele foi sepultado em uma caverna e na entrada da caverna foi colocada uma pedra, se pensarmos que para uma pessoa entrar nessa caverna a entrada deveria ter um tamanho considerável imagine o tamanho, peso e a dimensão da pedra que foi utilizada para fechar o sepulcro. Com certeza era uma pedra grande e bem pesada, muito difícil de ser removida.

  Jesus já havia dito abertamente que ele seria morto e no terceiro dia após sua morte ele ressuscitaria (Mt 16:21), sabendo disso os chefes dos sacerdotes e os fariseus pediram que a pedra que fechava o sepulcro fosse lacrada, para que ninguém roubasse o corpo de Jesus para em seguida afirmasse que ele ressuscitou, e dessa forma foi feito. (Mt 27:62-66)

  Ou seja, não bastando a pedra ser bastante pesada a mesma foi lacrada a entrada do sepulcro. Qualquer um que olhasse aquela situação afirmaria que de fato é extramente difícil se não dizermos impossível remover aquela pedra.

  Porem no dia certo, de acordo com a vontade de Deus, contrariando tudo que se pensava e se imaginava, a pedra foi removida, pois o plano de Deus era que Jesus ressuscitasse e aquela pedra boqueava o caminho de Jesus ressurreto com o mundo, logo ela foi removida.

  Da mesma forma acontece em nossas vidas, todos temos uma pedra que parece ser grande e pesada demais, ao ponto de não podermos remove-la. Esta pedra pode ser a conversão de um parente, a conquista de um imóvel, a cura de uma doença, pode ser qualquer coisa que estamos sujeitos nesse mundo.

  Porem da mesma forma que Deus tinha o dia exato de mover a pedra que bloqueava o sepulcro de Jesus, podem ter certeza que o Senhor sabe exatamente o dia e a hora que ela irá remover a pedra que bloqueia nossas vidas, o Senhos possui planos pra cada um de nós e não importa que pedra seja ou qual peso ou tamanho ela possua, no tempo de Deus ela será removida, pois nada pode impedir ou bloquear os planos de Deus pra nossas vidas.

  Temos que ter fé nisso e não nos apegar nas dificuldades que essa pedra nos trás, temos que ter fé em Deus, crer, honrar e adorar nosso Deus sabendo que a vitória esta em Cristo e é na direção da cruz que devemos caminhar.


Marcos 16: 
2. No primeiro dia da semana, bem cedo, ao nascer do sol, elas se dirigiram ao sepulcro, 
3. perguntando umas às outras: "Quem removerá para nós a pedra da entrada do sepulcro? " 
4. Mas, quando foram verificar, viram que a pedra, que era muito grande, havia sido removida.


Migalhas a mulher estrageira

  Jesus esta andando com seus discípulos e uma mulher estrangeira, que não fazia parte do povo judeu o segue pedindo que cure a sua filha.
  Prontamente os discípulos pedem a Jesus que a mande ir embora.

  Há diversa formas de interpretar o comportamento do Mestre (Jesus).
  Jesus havia sido rejeitado por muitos judeus e vem atrás dele uma mulher estrangeira o adorando e clamando pela sua misericórdia.

1. Creio que nesse momento Jesus quis mostra aos discípulos que aquela mulher que eles rejeitaram, mesmo não fazendo parte do povo judeu honrava a Ele mais que os judeus.

2. E Jesus querendo mostrar aos discípulos e ao mesmo tempo querendo colocar a prova a fé daquela mulher, a insulta a comparando aos cães, comparação que naquela época era bem grave.

  Você ou eu, muito provavelmente ao sermos tratados dessa forma, ficaríamos indignados, extremamente ofendidos e provavelmente sairíamos dai esbravejando e irritados, mas aquela mulher não, ela de fato havia entendido quem era Jesus e ela apesar do peso da resposta de Jesus se humilha mais uma vez:

Mateus 15
27 E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.

  Como se ela dissesse, sim senhor, posso ser uma cadela, porem até os cães comem das migalhas que caem ao chão.
  Ela de fato havia entendido a Glória daquele Homem (Jesus) nada mais importava, não importava se ela seria humilhada, ela apenas queria ao menos uma migalha daquela glória.

Mateus 15

28 Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.

  Nesse instante ela provou a sua fé e ficou claro aos discípulos que a rejeitaram que mesmo sendo estrangeira ela o honrou mais que seu próprio povo.

Liberdade que eu não quero

João 8

31 Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

33 Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?
34 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.

  O mundo busca e acreditar viver uma liberdade que só encontramos de fato em Cristo.
  
  Nesse exato momento existem por ai milhares de pessoas que se consideram livres pois dizem fazer o que querem, vão onde querem, como querem, com um falso pensamento de não precisar dar satisfação a ninguém, "Donas do seu próprio nariz". Eu fui uma dessas pessoas. Eu vivi a minha liberdade até que um dia me dei conta que estava estagnado, aprisionado, acorrentado, minha mente havia entrado em colapso e o que me levou a isso? O meu livre estilo de vida. Fazer o que queria quando queria como queria me levou a uma cadeia onde me vi travado em minha vida, depressivo e confuso.

  Hoje, após ter me libertado daquela prisão em que me encontrava, tive meus olhos abertos e hoje enxergo com clareza a falsa liberdade que eu dizia viver.

  Muitas foram as vezes que eu fui para um lugar sem de fato querer ir, na verdade a insistência das pessoas  é que de fato me levavam aquele lugar, muitas foram as vezes que eu consumi bebida alcoólica em um dia que na verdade não queria beber, muitas foram as vezes que eu me droguei apenas para me manter enquadrado naquele grupo de pessoas, para não destoar dos amigos. E isso era o que eu considerava liberdade, isso é o que o mundo considera liberdade.

  As pessoas no auge de sua liberdade, bebem sem saber por que bebem, se drogam sem saber por que se drogam, vão a lugares sem saber ao certo por que deveriam ir e se envolvem intimamente com pessoas que nem sabem ao certo quem são, essa é a liberdade que esse mundo vende e considera.

  Porem, quando eu decide que não beberia mais e eu passei a ir em festas onde meus amigos seguiam bebendo e eu simplesmente não bebia pois eu decidi não beber, ou quando eu escolho ir pra minha casa quando todos vão para um determinado lugar e me sinto em Paz ao tomar essa decisão, ai sim eu sinto o que é de fato ser livre. Mas não é dessa forma que o mundo entende, na visão deles eles são livres, porem eu me tornei escravo de uma religião, pois cegos por essa falsa liberdade eles acreditam que eu deixei de fazer certas coisas pois a igreja me exige e não entende que eu decidi não fazer.

  Porem não há como eu faze-los entender o que hoje eu sinto, isso cabe a Deus, da mesma forma que o Senhor teve um tempo para mim, é o Senhor que dará o tempo onde Ele se revelará a eles mostrando o verdade amor e os libertando de todo engano. Minha função é apenas ser boca de Deus entre meus amigos, ser exemplo.

  Muitas vezes noto que eles observam minha transformação, eles notam que eu estou bem, que minha esposa esta bem, que minha família esta prospera, e isso os confundem pois eles não entendem como uma pessoa que perdeu sua liberdade para a religião, que não bebe mais, que não vai mais a certos lugares, que não faz mais certas coisas, que não consome mais determinadas fontes de entretenimento, eles não conseguem entender como uma pessoa tão aprisionada e sem liberdade aparenta estar tão bem.

  Liberdade é uma Paz que só Cristo é capaz de dar.

  Eu creio que através da minha vida, outras pessoas serão libertas e com o tempo entenderão que a decisão é uma apenas "Fazer a vontade do Pai" e as demais coisas é o próprio Pai quem faz.

Amém...