sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Quem quer ser parecido com Cristo?

Baseado em Isaías 53

  Todos nós queremos ser parecidos com Cristo. Queremos ter a graça Dele, queremos ter o Seu caráter, a Sua conduta, desejamos ter o Seu comportamento, desejamos falar da forma que Ele falava, agir da forma que Ele agia.
  Queremos e amanar a Paz, o Amor e a Graça que havia Nele, queremos ter o cheiro que Ele tinha, queremos tudo de perfeito que havia Nele.

  Porem se desejamos ser tão parecido com Ele não deve haver exceção, devemos aceitar e receber tudo.

2 Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

  Esses versiculos afirmam que Jesus não possuia beleza física, o fato dele não ser bonito fazia com que as pessoas não o dessejasem, não se agradasse dele, porem com certeza Jesus não se importava com isso, pois o que de fato importava era Seu espírito e espirualmente não há o que falar de Jesus. 
  Se eu te disser:
- Irmão você é feio e ninguem te quer por que voçê é feio, mas fica em Paz, pois espiritualmente você esta muito bem!

Sinceramente, você ficaria feliz? Com certeza Jesus não se incomodaria com isso, mas e nós???

Quando somos rejeitados ou quando não somos desejados, como nos comportamos? 
  Queremos ser parecidos com ele, mas você aceitaria em Paz ser desprezado, negado, rejeitado? 
Como nós reagíamos quando um irmão se afasta, as vezes a pessoa não te deu atenção apenas por não ter te visto, por estar ocupada e mesmo assim fazemos um drama:

- Nossa... o líder nem falou comigo... Será que eu fiz algo?

- Olha lá com a outra pessoa ele fala, mas comigo... Nem cumprimentou...

Cristo não sofreria por isso.



4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

  Tomaríamos sobre nós as dores do próximo? Assim como Cristo fez por nós estamos dispostos a tomar as dores do outro como nossa dor, sermos feridos pelos erros do outro, sofrer por coisas que não temos culpa, receber o castigo das coisas que não fizemos, que não escolhemos fazer, assim como Cristo fez por nós? 
  Estamos dispostos a dar a face por um irmão?
  Muitas vezes se quer temos a sensibilidade de perceber que o irmão esta passando por alguma dificuldade quem dirá nos sacrificar pra viver a dor dele. Sempre estamos ocupados com os nossos próprios problemas, com as nossas próprias necessidades, com as nossas vaidades, com nosso próprio ego, sempre nos colocando como o centro do mundo, como se apenas nós tivéssemos problemas.

7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
10 Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar;

  Da mesma forma que o Senhor, fez com Jesus, hoje ele faz conosco, as vezes o Senhor nos prensa, nos mói, porem qual é a nossa reação? 
  Na primeira pressão já corremos atras de um líder, o Senhor aperta um pouco já berramos, já gritamos, imploramos por ajuda. Se queremos ser como Cristo, por que quando estamos na prova não fazemos como ele e nos colocamos mudos, aceitando sobre nós toda prova, todo fardo, toda pressão? Quer ser como Cristo? Quer ser parecido com ele? Faça como ele fez, com a boca calada toma a sua cruz e anda.
  Mas não é dessa forma que fazemos, muitas vezes Deus nem precisa nos apertar, uma cobrança de posicionamento que um líder da igreja nos faz já é suficiente pra ovelha berrar. 


Não tinha beleza nem formosura
Não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Desprezado
O mais rejeitado entre os homens
Homem de dores
Não fizemos dele caso algum.
Enfermidades
Moído
Iniquidades
Castigo sobre ele
Oprimido e afligido
Não abriu a sua boca
Ovelha muda 
Ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar


  Cristo recebeu sobre si a dor dos nossos erros, tudo caiu sobre ele, ele foi moído, surrado, torturado, humilhado, cuspiram em sua cara, a coroa que lhe deram era de espinhos, ele não tinha culpa de nada, mas era da vontade de Deus que ele passasse por tudo que ele passou e como uma ovelha muda ele caminhou.

  Se você quer ser parecido com Cristo, deve aceitar o pacote completo, não apenas a parte boa do que ele é ou a parte boa de como ele viveu.
 Para ser parecido com Cristo, você deve sentir como Ele sentia, sofrer como Ele sofria e tudo isso mudo, calado, sem mumurar, humilde como ela era, abaixar a cabeça tomar sua cruz e caminhar.



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Cristo

Estando já gasto
cansado
enjoado
subtraído pelas coisas do mundo
sem direção
sem vida
sem mais o que conhecer ou encontrar

enxergou uma luz
e a luz era boa
e a luz tinha Paz
e a luz era Cristo

Livro de Mateus

  O livro de Mateus começa citando a genealogia de Jesus, começando em Abrãao até José marido de Maria, mulher que deu a luz a Jesus. Maria concebeu do Espírito Santo, José por ser um homem justo e para não denegrir sua esposa, seguiu com ela. Até que um dia aparece um anjo do Senhor em um sonho de José que lhe diz que não temas, pois o que habita no ventre de Maria é fruto do Espírito Santo. E diz que ela dará a luz a um filho e seu nome será Jesus e dessa forma fez José.

  Após nascer jesus, três reis magos foram guiados por uma estrela até o local do nascimento. Os reis magos o adoraram e lhe entregaram presentes. E foram avisados em sonho que não contassem a Herodes, o rei da época, sobre onde estava o menino, e assim fizeram, guardando em segredo tal informação.

  Após a partida dos reis magos, um anjo do Senhor se revela em sonho a José e ordena que ele pegue Maria e o bebê e fuja para o Egito, pois Herodes virá para procurar e matar o menino. E permaneceram no Egito até a morte de Herodes. Após a morte de Herodes, José toma sua família e parte para Nazaré, e assim se cumpre a profecia "Ele será chamado nazareno".

  Naquele tempo um homem chamado João Batista pregava no deserto dizendo "Se arrependam, pois é chegado o reino dos céus.". E muitos iam até ele e confessando seus pecados eram batizados no rio Jordão. João batista anunciava que viria um em que ele não era digno nem de lavar as sandálias e esse os batizará com o fogo do Espírito Santo.

  Um dia Jesus foi ao encontro de João Batista e por ele foi batizado, após sair do rio os céus se abriram e se viu o Espírito de Deus descendo como pomba e indo sobre Jesus e se ouviu uma voz dos céus dizendo "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo".

  Após, Jesus foi conduzido ao deserto para ser tentado pelo diabo jejuando 40 dias e 40 noites, porem resistiu a todas as tentações e após o  diabo ir embora, anjos chegaram e o serviram. Jesus ouvindo dizer que João Batista estava preso retornou a Galiléia e foi morar em Cafarnaum. Naquele lugar Jesus começou a pregar dizendo "Arrependei-vos pois é chegado o reino dos céus".

  Andando junto ao mar, Jesus encontra dois irmãos pescadores, Pedro e André, e lhes disse "Me sigam e eu lhes farei pescadores de homens" então ambos os seguiram, adiante Jesus encontra Tiago e João e ambos também o seguem. Jesus percorria toda a Galiléia ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho e curando todo o povo. Sua fama se alastrou e já era seguido por uma grande multidão.

  Jesus, acompanhado pela multidão e por seus discípulos, se sente no alto de um monte e passa ensinar a multidão e todos o ouviam. Jesus transmite diversos ensinamentos sendo o ultimo e mais notória "Sejam perfeitos como é perfeito vosso Pai que esta nos céus". Jesus nos diz pra não orarmos com palavras vãs e nos ensina a oração modelo do Pai nosso. E ao terminar seu discurso, toda a multidão se maravilhava com as coisas que Jesus ensinava, pois ensinava com autoridade e não como os escribas.

  Descendo Jesus da montanha, veio até ele um leproso que adorou a Jesus e foi curado, e mais tarde chegando em Cafarnaum ele curou o criado  de um centurião, e seguiu curando enfermos e endemoniados. Mais tarde em alto mar durante uma tempestade, Jesus dormia quando seus discípulos o acordam e pedem que Jesus o salvem de morrer na tempestade, então Jesus diz "Por que temem homens de pouca fé?" depois repreende os ventos e o mar e tudo se acalmou, e os discípulos ficam admirados se perguntando "Quem homem é esse que até o vento e o mar lhe obedecem?".

  Em uma cidade seguinte, Jesus encontra um homem chamado Mateus e lhe diz "Segue-me" e ele se levantou e o seguiu. E segui Jesus, curando e ensinando por toda cidade que passava.

  Jesus tinha doze discípulos: Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago o publicano, Tadeu, Simão e Judas. Estando na presença dos doze, Jesus lhes da poder sobre os espíritos imundos e capacidade de curar. E ordena que partam pelo mundo pregando o evangelho. E tendo Jesus terminado de dar instruções a seus discípulos, partiu ensinando e pregando nas cidades.

  Chegando Jesus em uma determina cidade, dirigiu-se a uma sinagoga e lá encontrou um homem com a mão mirrada, Jesus partiu para cura-lo porem os fariseus lhe questionavam se era permitido curar em um sábado, Jesus os questiona perguntando "Quem aqui, tento uma ovelha em apuros não a salvará por ser um dia de sábado? Quem vale mais o homem ou a ovelha". Então disse ao homem da mão mirrada "Estende sua mão!" ele a estendeu e sua mão estava curada. Nesse momento os fariseus se reuniram para conspirar a morte de Jesus. Sabendo disso Jesus partiu dali e foi acompanhado de uma grande multidão e por onde passava curava e ensinava.

  Jesus se dirigiu ao mar, e lá era rodeado de pessoas e ensinava por parábolas, contando, por exemplo, a parábola do semeador, que havia saído para semear, porem deixou sementes cair no caminho, vieram aves e a comeram, outra quantidade das sementes caíram no caminho e pedras, as sementes germinaram, porem logo morreram pois não tinham raízes, uma terceira quantidade caíram entre os espinhos, os espinhos as sufocaram e também morreram, a quarta parte caiu em terras boa, estas sementes germinaram e deram muitos frutos pois a terra era boa.

  Naquela época, Herodes degolou João Batista, seus discípulos ao saber correram a contar a Jesus. Jesus estava reunido com uma multidão e havia para comerem apenas alguns pães e alguns peixes, Jesus pediu que lhe trouxessem essa pequena quantidade de comida, Jesus ergueu aos céus os pães e os peixes e o alimento se multiplicou de tal forma que foi possível alimentar toda a multidão.

  Um tempo depois Jesus se isolou para orar sozinho, mas tarde estavam seus discípulos em um barco durante a noite quando viram uma pessoa caminhando sobre as águas e se aproximando do barco, os homens que estavam no barco ficaram assombrados achando que poderia ser um fantasma, porem Jesus logo disse "Tenham com animo, sou eu! Não tenham medo!". Pedro desceu do parco e começou a caminhar sobre as águas até Jesus, porem teve medo afundou e pediu que Jesus o salva-se. Jesus estendeu a a mão a Pedro e o salvou, dizendo "Homem de pouca fé, por que duvidou?".

  Um tempo depois chegaram a terra de Genesaré. OS fariseus já perseguiam e julgavam a Jesus pela simplicidade dos seus atos. Mais uma vez Jesus multiplica alimento a multidão, após entra em um barco e vai para a cidade de Magadã. E lá chegando os fariseus e os saduceus pedem que Jesus mostre um sinal dos céus, Jesus os chama de hipócritas e diz "Sabem distinguir a face do céu, mas não conhecem os sinais dos tempos?".

  Jesus revela aos deus discípulos que se aproxima a hora de ir a Jerusalém para ser morto e ressuscitar ao terceiro dia, porem Pedro o reprende dizendo "Senha tem compaixão de ti e nada lhe acontecerá" e Jesus o repreende o chamando de Satanás.

  Após uns dias, Jesus se juntou com alguns de seus discípulos em um alto monte e transfigurou-se diante deles e lhe apareceram Moisés e Elias e se pode ouvir uma voz dos céus que dizia "Este é meu filho amado, em quem me comprazo" e os discípulos ao ouvirem caíram sobre seus rostos e sentiram medo. E mais tarde disse Jesus que para entrarmos no reino dos céus devemos ser como meninos. E disse mais, o Filho do homem, que é Jesus Cristo, veio salvar aquele que está perdido.

  Seguiu Jesus seu caminho, sempre curando e ensinando, partiu da Galiléia e seguiu até lugares remotos da Judéia. E mais uma vez os fariseus desafiando a Jesus o questionam sobre o homem que nega sua mulher e respondeu Jesus que aqueles que Deus uniu o homem não separa, e ao se juntar o homem  mulher ambos de tornam uma só carne. E um dia se aproxima de Jesus um jovem rico, e lhe pergunta o que deve fazer para conseguir vida eterna, Jesus respondeu que deveria largar tudo que tinha e o seguir, o jovem se entristeceu, pois tinha muita coisas, e após essa experiência com o jovem rico Jesus afirmou "É mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino dos céus". Jesus ensinou que o Filho do homem não veio para ser servido e sim para servir.

  Um dado momento passava Jesus pelo caminhe e dois cegos ao notarem que Jesus se aproximava passaram a clamar "Filho de Davi tem compaixão de nós", a multidão mandava que eles se calassem, mas eles insistiam em clamar, então Jesus se aproxima dele e pergunta o que desejam, e eles pedem que seus olhos sejam abertos, então Jesus tocou em seus olhos e os que eram cegos virão. Jesus segue adiante e montado em um jumento como diz na promessa ele entra em Jerusalém aclamado pelo povo e lá ensinou a muitas pessoas e curou libertando muitas pessoas de seus pecados. Os Fariseus passaram a conspirar sua prisão pois o povo já o tinha como profeta. Jesus pregava uma vida simples e humilde, dizendo que aquele que é o maior de todos será servo e aquele que se exaltar humilhado será e aquele que e humilhar exaltado será.

   Um dia saindo de um templo, veio até ele seus discípulos para lhe mostrarem as estruturas do templo e Jesus respondeu que ali não ficaria pedra sobre pedra. E estando em um monte chegaram seus discípulos e Jesus disse que surgiriam falsos profetas que enganariam o povo e por se multiplicar a maldade o amor se esfriará, mas aquele que persistir até o fim será salvo.

  Após conversar com seus discípulos disse Jesus "Saibam que daqui a dois dias, o Filho do homem será entregue para ser crucificado". E mais uma vez os sacerdotes e fariseus conspiraram a prisão e morte de Jesus. Então por trinta moedas de ouro um de seus discípulos, Judas Iscariotes, aceitou entregar a Jesus. Mais tarde Jesus sentou-se a mesa com os doze discípulos, e lhes disse "Um de você vai me trair" e eles muito entristecidos um a um, começaram a lhe perguntar "Por acaso sou eu, Senhor?", então Judas Iscariotes o pergunta "Rabi, por acaso seria eu?" e Jesus respondeu "Você mesmo disse!". E quando comiam Jesus tomou o pão o partiu e o abençoou e disse "Comam, isto é meu corpo" apanhou uma taça de vinho deu graças e disse "Este é meu sangue, derramado por muitos pelo perdão de seus pecados, bebam! Não mais beberei desse deste vinho até o dia em que eu beba com vocês no reino de meu Pai".

  Após partiram para o Getsêmani, e enquanto Jesus orava chegou ao lugar Judas Iscariotes seguido de soldados, e com um beijo em seu rosto Judas sinalizou aos soldados quem deles era Jesus e os soldados o prenderam. Jesus foi levado até o sumo sacerdote e o mesmo questionava Jesus "Nos diga se Tu é o Filho de Deus" e Jesus respondeu "Tu mesmo o disseste, digo que vereis em breve o Filho do homem assentado a direita do Pai, vindo sobre as nuvens dos céus". Então o sumo sacerdote rasgou suas roupas e gritou a todos dizendo "Que mais querem ouvir, este homem blasfema".

  Judas arrependido se enforcou, Jesus foi levado até o presidente Pôncio Pilatos para diante do povo ser julgado, e o povo teve que escolher entre libertar Jesus ou Barrabás, um conhecido criminoso, e o povo escolheu libertar o criminoso. Jesus foi, despido, cuspido, açoitado, lhe colocam uma capa vermelha e uma coroa de espinhos, pois diziam ele ser o Rei de Israel. Jesus carregou sua cruz até o local de sua crucificação e durante todo o caminho vou ofendido, humilhado e mal tratado.

  Jesus foi pregado na cruz de madeira e um momento olhando para os céus disse "Deus meu, por que me abandonaste?" então Jesus entregou seu espírito e nesse momento o véu do templo se rasgou em dois, a terra tremeu, sepulcros se abriram e mortos santos foram ressuscitados, e os que haviam prendido a Jesus, vendo essas coisas tiveram medo e disseram "Realmente, era o Filho de Deus".

  O corpo de Jesus foi sepultado em uma gruta, os sacerdotes ordenaram que guardassem bem a entrada da gruta. E em um sábado quando ia visitar o sepulcro duas mulheres, houve um grande terremoto, pois um anjo do Senhor veio dos céus e removeu a pedra que selava o sepulcro de Jesus, os guardas tiveram medo e fugiram. Então o anjo disse as mulheres que Jesus já havia ressuscitado dentre os mortos como havia prometido, então Jesus se revela a elas. E estando Jesus mais uma vez na presença de seu povo disse "Me é dado todo poder sobre o céu e a terra, vão façam discípulos em todos os lugares, os batizando em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. E ordenem que guardem meus ensinamentos até o final de seus dias. Amém!".