sábado, 30 de setembro de 2023

Jumentinho

 Ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, no monte chamado das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos, dizendo-lhes:

"Vão ao povoado que está adiante e, ao entrarem, encontrarão um jumentinho amarrado, no qual ninguém jamais montou. Desamarrem-no e tragam-no aqui.
Se alguém lhes perguntar: ‘Por que o estão desamarrando? ’ digam-lhe: ‘O Senhor precisa dele’ ".
Os que tinham sido enviados foram e encontraram o animal exatamente como ele lhes tinha dito.
Quando estavam desamarrando o jumentinho, os seus donos lhes perguntaram: "Por que vocês estão desamarrando o jumentinho? "
Eles responderam: "O Senhor precisa dele".
Levaram-no a Jesus, lançaram seus mantos sobre o jumentinho e fizeram que Jesus montasse nele.
Enquanto ele prosseguia, o povo estendia os seus mantos pelo caminho.
Quando ele já estava perto da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a louvar a Deus alegremente, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. Exclamavam:
"Bendito é o rei que vem em nome do Senhor! " "Paz no céu e glória nas alturas! "

Lucas 19:29-38

  Essa passagem é muito bonita, porem não vamos falar sobre Jesus e sim sobre o jumentinho. Sem sombra de dúvidas esse foi um dia totalmente atípico na vida desse jumentinho, ele estava acostumado a entrar na cidade transportando cargas e nunca era notado, porem especialmente nesse dia quando ele entrou havia festa, o povo estendia mantos pelo caminho e em alta voz louvam a Deus enquanto ele passava.

  Talvez, mais tarde depois desse maravilhoso dia ter acabado. O jumentinho tenha ido para casa e ao chegar sua mãe, como fazia todos os dias, tenha perguntado "Olá jumentinho, como foi seu dia?" e o jumentinho alegre e muito empolgado tenha respondido "Foi maravilhoso, hoje eu entrei na cidade e diferente dos dias anteriores o povo me aclamava, estendia mantos para que eu passasse e louvavam a Deus pela minha entrada" e a mãe responderia "É mesmo, mas o que aconteceu de diferente hoje?" e o jumentinho responderia "Ah... Hoje eu estava carregamento um tal de Jesus".

  Muitas vezes nós nos comportamos como o jumentinho, as vezes nos esquecemos do que de fato somos, e passamos a atribuir a nós uma glória que pertence apenas a Deus. Deixamos a vaidade e o ego nos dominar e passamos a ver glória em nós e não mais em Deus.

  Esquecemos que um dia estávamos amarrados em um lugar qualquer, e vieram pessoas a até nós, soltaram as cordas que nos amarravam e começaram a nos levar para um outro lugar, um lugar onde há festa, alegria e louvores a Deus. E quando as pessoas que estavam conosco nos lugares onde vivianos amarados, presos, acorrentados começam a perguntar "Ei... Onde então levando nosso amigo" e é o momento em que as pessoas respondem "O Senhor precisa dele". E desse forma acontece.

  O Senhor nos leva para o centro da sua vontade, para onde ele deseja que estejamos. Ele coloca sobre nós o seu manto e vem com a sua Graça sobre nós.

  Ele nos posiciona dentro de um ministério, ele nos dá outros amigos, outras referencias, nos dá pessoas para nos acompanhar, passamos a nos sentir bem, felizes, acolhidos e somos gratos e humildes por saber o que o Senhor esta fazendo por nós. Porem o tempo vai passando e você começa a se esquecer de quem você é e de quem esta sobre você, o ego e vaidade começa a tomar espaço no seu coração e você começa a esquecer quem é que esta sobre você.

  Você começa a se envaidecer pela forma que você canta no ministério de louvor, você se envaide-se após pregar em um curso de líderes, começa a se considerar melhor que outros obreiros, por estar sempre disponível, sempre presente nas escalas e vai atribuindo a você mesmo a glória. Eu canto bem pois eu estudei, eu treino em casa, eu preguei bem no curso pois eu sei escrever bem, eu leio bastante a bíblia, eu sou melhor que os demais no ministério pois eu sou esforçado, eu sempre largo minhas coisas pra servir na igreja.

  Todos esses argumentos até são válidos, o esforço e a dedicação são necessários, o problema começa quando você passa a colocar esses argumentos antes de Deus, quando você começa a justificar a forma que você serve ao seu próprio esforço e se esquece de quem está sobre você.

  Temos que nos manter humildes, sempre com a postura de servo. Não podemos esquecer que um dia estávamos amarrados em algum lugar e o Senhor nos resgatou, nos limpou, nos deu novas vestes, nos alimentou, colocou sobre nós o seu manto e derramou sobre nós a sua presença.

  Não podemos nos esquecer que toda glória é dada a Deus e que não importa o que aconteça ou o que façamos somos sempre o jumentinho carregando a graça que Ele colocou sobre nós.

Amém!