terça-feira, 26 de maio de 2020

O Fluxo da Felicidade

    O que é a felicidade? 
    Você se considera feliz?
    O que você precisa para encontrar a felicidade?

    Essas são três perguntas de algumas feitas em uma aula inglês em que eu estava presente. Durante as discussões e respostas observei que as pessoas possuem metas elevadas para se considerar feliz. Metas que envolvem casa, carro, estudar, viajar e etc.

    Isso me fez refletir sobre o que o tema felicidade desperta em mim. E entendi que para mim felicidade é algo muito mais simples e não depende de coisas, depende apenas da minha escolha de estar feliz.
    Como assim???

    Simples! Imagine que o seu dia começa como uma folha em branco, cada dia uma nova folha, ali toda vez que acordar você inciará o desenho da sua felicidade daquele dia, claro que as circunstancias vão atrapalhar e prejudicar o seu plano de felicidade diário, e não é problema nenhum não estar feliz, não quero lhes colocar a felicidade como uma obrigação. Porem quero dar uma outra direção ao fluxo de busca da felicidade. 

    Primeira passo, tome as rédeas da sua vida, e dentre as coisas que vão ocorrer em seu dia, passe a decidir o que vai afetar e influenciar sua felicidade. Escolha o que é aceitável e o que não é. Perder um ônibus afeta sua felicidade? Ir mal em uma prova ou em uma atividade em seu trabalho afeta sua felicidade? A forma rude como te trataram afeta a sua felicidade? A doença de uma amigo afeta sua felicidade? A morte de um amigo afeta sua felicidade? Dentre as infinitas coisas que podem ocorrer no seu dia, passe a escolher o que é de fato aceitável estar presente na sua página diária de felicidade.

    Segundo passo, e se invertermos o fluxo da felicidade? Muitas vezes as pessoas começam infelizes e buscam a felicidade, vamos mudar isso e começar felizes e buscar permanecer felizes exercitando o primeiro passo.

    A teoria parece simplista demais, positivista demais, romântica demais, porem eu te desafio a tentar agir dessa forma e ver o que acontece, se entender que não fez sentido, altere o fluxo da felicidade novamente.

    Porem usando de lógica, eu te garanto que pensando e agindo dessa forma você estará muito mais tempo feliz pois seu ponto de partida já é a felicidade. Não faça da felicidade um projeto, algo para o futuro, faça da felicidade um ponto de partida, um ponto presente.