terça-feira, 16 de julho de 2019

Siga em frente


     Vamos falar sobre dois discípulos e sobre como cada um deles reagiu após determinadas situações.

     Primeiro vamos falar sobre Pedro

Primeira situação:

Mateus 16:21-23
21 Desde aquele momento Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitasse no terceiro dia.
22 Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: "Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá! "
23 Jesus virou-se e disse a Pedro: "Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens".

     Analisando o que acabamos de ler e nos colocando na pele de Pedro, entendemos o peso que tem essa situação, imagine você ser chamado na frente de diversas pessoas de Satanás por Jesus.

Mateus 17:1-3
1 Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte.
2 Ali ele foi transfigurado diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz.
3 Naquele mesmo momento apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus.


     O que mais admiro em Pedro é a sua capacidade de seguir em frente, de ir adiante.      
     Pedro era pescador, um homem simples, provavelmente de pouco estudo, ignorante no que diz respeito a conhecimento, penso que devido a isso, Pedro não perdia tempo ponderando e racionalizando sobre as coisas que aconteciam, Pedro apenas seguia.
     E isso era um trunfo para Pedro, Pedro havia sido chamado de Satanás e pedra de tropeço por Jesus e seis dias depois ele estava ainda acompanhando Jesus e por isso pode viver algo sobrenatural, Pedro viu Jesus transfigurado e presenciou uma conversa entre Jesus, Moisés e Elias, Pedro poderia se abater, entrar em depressão, se rebelar, se afastar de Jesus e dos discípulos, mas não Pedro seguiu em frente.



Segunda situação:

Mateus 26:31-34
31 Então Jesus lhes disse: "Ainda esta noite todos vocês me abandonarão. Pois está escrito: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho serão dispersas’.
32 Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galiléia".
33 Pedro respondeu: "Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei! "
34 Respondeu Jesus: "Asseguro-lhe que ainda esta noite, antes que o galo cante, três vezes você me negará".

     Aqui quero parar para observar uma coisa. Podemos notar que a forma de Jesus fala no primeiro momento mudou em relação a este segundo momento. 
     No primeiro momento Jesus é pontual em repreender Pedro o chamando até de Satanás, porem nesse segundo momento Jesus não o repreende, Jesus apenas afirma de forma tranquila que Pedro o negará e ponto. 
     O que muda da primeira situação para a segunda?
     Na segunda existe propósito, a situação esta sobre o controle de Jesus, Pedro negar Jesus é um tratar sobre a vida de Pedro, Jesus quer trata-lo naquela situação, então não o repreende apenas o comunica.
     Muitas vezes isso acontecerá em nossas vidas. 
     Vamos nos encontrar em situações que consideramos desfavoráveis aos nosso interesse, mas que na verdade Deus nos colocou nessa situação ou permitiu que entrássemos nessa situação para que ali sejamos tratados.

     Passou-se um tempo e o que Jesus disse que aconteceria se cumpriu e Pedro nega Jesus pela terceira vez.
Lucas 22:59-61
59 Cerca de uma hora mais tarde, outro afirmou: "Certamente este homem estava com ele, pois é galileu".
60 Pedro respondeu: "Homem, não sei do que você está falando! " Falava ele ainda, quando o galo cantou.
61 O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: "Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes".

     Mais uma vezes vamos nos colocar na pele de Pedro, ele esta ali acompanhando Jesus durante toda aquela tortura, acompanhando alguém que ele aprendeu a amar, alguém que cuidou dele e que ele cuidou, então uma pessoa afirma que ele conhece Jesus e ele diz que não, uma segunda afirmação e mais uma vez ele nega conhecer Jesus e então uma terceira afirmação ele mais uma vez nega seu mestre amado e então Jesus olha em seus olhos.
     É possível sentir a dor de Pedro, a decepção com sigo mesmo, a angustia a tristeza que Pedro sentiu.

     Mais uma vez o tempo passa, Pedro testemunha o sepulcro vazio, o corpo de Jesus não estava lá, nesse momento Jesus já havia sido crucificado e ressuscitado.

João 21:1-3
1 Depois disso Jesus apareceu novamente aos seus discípulos, à margem do mar de Tiberíades. Foi assim:
2 Estavam juntos Simão Pedro; Tomé, chamado Dídimo; Natanael, de Caná da Galiléia; os filhos de Zebedeu; e dois outros discípulos.
3 "Vou pescar", disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: "Nós vamos com você". Eles foram e entraram no barco, mas naquela noite não pegaram nada.

     Mais uma vez, olhamos o comportamento de Pedro, apesar de ter negado seu mestre amado, apesar de toda tristeza e angustia por encarar seu mestre um segundo após de ter o negado, Pedro não esta chorando em um cama, Pedro não esta doente, Pedro não esta se lamentando, Pedro esta pescando, Pedro se levanta da tristeza e segue a vida, vai adiante, Pedro não perde tempo se torturando com o que já passou e não pode ser mais mudado. Pedro apenas segue sua vida.




Segundo discípulo que vamos falar Judas Iscariotes.

Mateus 26:20-25
20 Ao anoitecer, Jesus estava reclinado à mesa com os Doze.
21 E, enquanto estavam comendo, ele disse: "Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá".
22 Eles ficaram muito tristes e começaram a dizer-lhe, um após outro: "Com certeza não sou eu, Senhor! "
23 Afirmou Jesus: "Aquele que comeu comigo do mesmo prato há de me trair.
24 O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito. Mas ai daquele que trai o Filho do homem! Melhor lhe seria não haver nascido".
25 Então, Judas, que haveria de traí-lo, disse: "Com certeza não sou eu, Mestre! " Jesus afirmou: "Sim, é você".

     Mais uma vez podemos notar o comportamento de Jesus, ele não chamou Judas de Satanás e nem o repreendeu, como fez com Pedro em um primeiro momento, apenas afirmou que dessa forma seria.
     Assim como Pedro foi tratado ao negar Cristo, havia propósito na traição de Judas, primeiro que Jesus deveria ser entregue para que a vontade de Deus em relação a Jesus se cumprisse, tudo estava no plano de Deus, segundo que havia propósito em relação a Judas, Judas seria tratado nesta situação. 
     Judas estava com Cristo e foi recebido como discípulo justamente por ser ladrão, por ser corrupto, só uma pessoa com o comportamento de Judas iria se vender aos fariseus e entregar Jesus. Antes mesmo de Jesus afirmar que Judas iria o trair, Judas já havia procurado os fariseus com essa intensão.

Mateus 26:14-16
14 Então, um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes
15 e lhes perguntou: "O que me darão se eu o entregar a vocês? " E eles lhe fixaram o preço: trinta moedas de prata.
16 Desse momento em diante Judas passou a procurar uma oportunidade para entregá-lo.

     Notaram o comportamento de Judas, ele mesmo procurou os chefes interessado no que iria ganhar.


Mateus 27:3-5
3 Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata.
4 E disse: "Pequei, pois traí sangue inocente". E eles retrucaram: "Que nos importa? A responsabilidade é sua".
5 Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo, saindo, foi e enforcou-se.

     Quando Judas enxergou a consequência da sua traição e viu tudo que Jesus estava passando, Judas se arrepende se enche de remorso, ele se entristece, se perturba, se deprime, porem Judas não consegue olhar para frente entender as consequência do seu ato, do seu desvio de caráter, tirar lições disso, mudar e seguir em frente, Judas passa a viver seguidamente o fato de ter traído e até o momento que Judas se mata.
     E ai então Judas de fato peca. Na traição havia propósito, Jesus deveria ser entregue, Judas devia ser tratado, porém não havia propósito em Judas se matar, Judas não acreditou que Jesus poderia perdoa-lo, Judas não soube engolir todo o sofrimento e seguir em frente. 
     Assim como Pedro seguiu em frente, e pregou o evangelho, da mesma forma que Paulo não ficou remoendo todo mal que fez no passado e seguiu em frente e pregou o evangelho, Judas poderia ter tipo o mesmo caminho de Pedro e Paulo, Judas poderia ter seguido em frente.



     Devemos procurar entender e encontra propósito no que estamos vivendo, provavelmente Deus esta tentando tratar você em algo e você esta se lamentando pelo o que aconteceu no passado.
     Jesus esta tentando te trazer pra frente, te levar adiante, e você esta preso a erros que não pode mais ser mudados, coisas que já aconteceram, que já se concretizaram e mesmo assim você fica remoendo, revivendo e dessa forma se matando pouco a pouco como Judas fez.

     E dessa palavra nós tiramos duas lições, primeira busque encontrar propósito no que você esta vivendo e segundo, siga em frente.